BLOG 20/9/2019
CUIDADO COM O CHOQUE TÉRMICO
Você fica alguns minutos numa relaxante ducha quente e, logo depois, precisa sair para um compromisso. Ao abrir a porta de casa, já recebe uma rajada de vento. Sente frio, mas pensa: estou bem agasalhado, não tem problema. Engano! Você acaba de colocar sua saúde em risco, ao submeter seu corpo a um choque térmico. Ou você acha que era “crendice” aquilo que sua avó dizia sobre tomar banho quente e sair no vento? Faz mal sim, sua avó estava certa.
Mudanças bruscas de temperatura podem colocar você em maus lençóis. Isso porque “faz com que os vasos, que estão dilatados pelo calor, se contraiam rapidamente, podendo fazer subir a pressão arterial”, explica Arnaldo Lichtenstein, clínico geral do Hospital das Clínicas de São Paulo e professor da Faculdade de Medicina da USP.
Esse processo pode ser ainda pior, se você já tiver algum problema de pressão ou de coração. “Pode trazer conseqüências terríveis: pode levar a um infarto ou descompensar uma insuficiência cardíaca”, adverte Arnaldo. Pessoas idosas têm que redobrar a atenção, já que elas têm maior probabilidade de ter hipertensão ou problemas cardíacos.
Choque térmico também pode desencadear crises alérgicas, como: rinite, bronquite ou asma, de acordo com a quiropraxista Priscila Frietzen. “Por isso, para os alérgicos um conselho: tomar banho frio regularmente ajuda a fortalecer o organismo e evitar crises de alergia por choque térmico”, orienta.
Fique de olho - Alguns fatores que levam a choques térmicos não estão sob nosso controle, como as variações de temperatura causadas pelas mudanças no clima. Mas, outras podem ser controladas.

sauna
Sair de uma sauna e se jogar na piscina gelada, por exemplo, é uma atitude a ser evitada. A dica neste caso é descansar após sair da sauna, tomar um banho morno e, só depois, um banho frio.
Também evite sair do ar condicionado gelado do escritório para o Sol escaldante que faz na hora do almoço, por exemplo. Procure ficar a temperatura ambiente ou amenizar o frio do ar condicionado antes de sair.
São cuidados fáceis de serem adotados, que vão fazer toda a diferença para sua saúde.
fonte: Revista Pool-life Edição 74
