BLOG 6/4/2022
GENCO oferece cursos mensais gratuitos
O Curso Básico de Tratamento de Águas de Piscinas da GENCO foi pioneiro no Brasil. O objetivo é levar conhecimento técnico de tratamento aos piscineiros que já estão atuando, como forma de atualização, e para os que pretendem iniciar na profissão. A meta da empresa com a iniciativa é que os profissionais conheçam detalhes de manuseio e armazenamento dos produtos químicos usados no tratamento de piscinas, saibam usá-los da maneira adequada e não façam procedimentos incorretos que tragam risco à segurança dos próprios tratadores e usuários.
Apesar de não ser necessário virar um ‘doutor em Química’ para tratar piscinas, para ser um bom tratador é preciso ter muita disposição e dedicação. “Os profissionais envolvidos com tratamento de piscinas precisam estudar constantemente, tanto sobre o tratamento químico da água quanto sobre o sistema de filtração. Em nossas aulas, fornecemos conhecimentos para o tratamento geral da água”, afirma David Roca, um dos representantes da GENCO que ministram os cursos.
A GENCO realiza um curso on-line gratuito por mês com aproximadamente 200 participantes – 2,4 mil por ano, de vários estados do Brasil. “Desde que começou a pandemia, estamos realizando somente o curso transmitido pelos canais oficiais: YouTube, Instagram e Facebook. A GENCO pretende retomar os cursos presenciais assim que possível”, ressalta David Roca. O público é bem diverso. Além de profissionais, a GENCO reúne proprietários de piscinas que querem aprender a tratar a água e pessoas que pretendem entrar na área. “Os representantes também ministram cursos em lojas de piscinas para orientar vendedores sobre os produtos”, acentua. David Roca lembra que a profissionalização do setor evoluiu ao longo dos anos e, atualmente, a categoria vem se mobilizando em torno da regulamentação da profissão.

foto: Arquivo pessoal
Edson de Araújo Braga com o consultor Fábio Gonçalves Silveira
Fui e aprovei!
Edson de Araújo Braga mora em Açailândia, no Maranhão, cidade com aproximadamente 120 mil habitantes, um número alto de casas com piscinas devido ao forte calor e poucos tratadores para atender à forte demanda. Atuando na área há 10 anos, o proprietário da Azul Piscina é um dos 15 tratadores da cidade, trabalha sozinho e atende 32 clientes. Em 2019, ficou sabendo do curso da GENCO e fez a inscrição. Embora já soubesse trabalhar com piscinas, Edson não sabia fazer filtração ou medição de parâmetros, entre outros detalhes importantes. Assim, investiu em passagens e hospedagem e viajou de avião pela primeira vez para ir a São Paulo participar do curso.
O tratador conta que, depois do curso, passou a entender o conceito do tratamento e como usar os diferentes produtos, entre outros conhecimentos. “Foi o melhor investimento que fiz na vida e valeu cada centavo, porque aprendi demais. O curso da GENCO mudou a minha mente. Eu não sabia sequer como calcular o volume de água da piscina”, relata. Além do curso, a troca de experiências na hora do intervalo também foi um diferencial para o trabalho que executa.
Continuamente, Edson procura estudar por meio de livros e revistas especializadas, além de apostilas que encontra na internet. Graças ao conhecimento adquirido, hoje se considera um profissional realizado e, além de atender melhor os clientes, ajuda os colegas com dicas e sugestões. “Piscineiros mais antigos têm dificuldade de buscar aperfeiçoamento. Mas, quando buscamos conhecimento, melhoramos o nosso trabalho e a qualidade da água da piscina que tratamos. Tem muitos novatos que me procuram para auxiliar e fico feliz em ajudar”, afirma.
Para espalhar seus conhecimentos, faz lives no Instagram toda segunda-feira (edsondearaujobragasilva), inclusive com especialistas convidados. Satisfeito com a carreira escolhida, Edson tem uma boa remuneração e tempo para a família e para se dedicar às lives e à gravação de podcasts. Além disso, faz amizade com piscineiros de todos os estados, tanto nos grupos de WhatsApp quanto nas redes sociais.
Link da matéria completa: http://www.pool-life.com.br/profissionalizacao-requer-conhecimento/