Edição 69 - Piscinas de Florianópolis


A REFORMA INCORPOROU À PISCINA, DENTRE OUTROS ITENS, UMA COBERTURA 
QUE PERMITE A UTILIZAÇÃO DA ÁREA INDEPENDENTEMENTE DAS CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS
 
 
Em pouco mais de dois meses, a arquiteta Maria Luíza Aceituno Carneiro, de Sorocaba, SP, transformou a área de lazer dessa casa em um lugar de sonhos para a família. “A piscina – diz a arquiteta – era retangular e convencional. Mas muito bem construída”, ressalta. Embora a parte estrutural e a impermeabilização tenham sido mantidas, a reforma foi radical Os revestimentos foram trocados e o local ganhou itens de lazer muito especiais. Tudo pensando em agradar seus proprietários, um casal jovem que adora desfrutar de bons momentos com a família e amigos.
 
O melhor é que, agora; a piscina pode ser aproveitada, chova ou faça sol. Na reforma, um dos itens de destaque foi a construção de uma cobertura em poll-carbonato na cor azul – projetada pelo arquiteto Hamilton Nery, também de Sorocaba –, para atender ao pedido dos proprietários. “Inicialmente queríamos o transparente, mas analisando o resultado, percebemos que a tonalidade azul criou um clima agradável internamente”, diz Maria Luíza. Aliada ao aquecimento a gás, que deixa a água quentinha nos dias mais frios, a estrutura permite brincadeiras aquáticas em qualquer estação do ano. Um detalhe: basta apertar um botão e o teto se abre!
 
No projeto original a piscina era revestida de azulejos e a borda, de pedra mineira. Com as mudanças, o interior ganhou pastilhas de vidro Glass Mosaic azuis de bordas arredondadas para proteger as crianças. “Além da estética, os novos materiais conferem funcionalidade ao local”, define a arquiteta. A borda de mármore branco apicoado, por exemplo, além de ser rústica e bela, é antiderrapante.
 
Para dar um toque a mais de sofisticação, um filete de pastilhas de vidro — as mesmas que cobrem a piscina internamente — divide essa placa de mármore ao meio. Maria Luíza ainda dispôs um deck de madeira elevado que contorna a pedra e avança um pouco para fora. “Colocamos espreguiçadeiras ali para as pessoas tomarem sol”, explica. E como água nunca é demais, a arquiteta ainda criou urna cascata de mármore, que despeja continuamente uns filetes de água, brindando os visitantes com um som deliciosamente relaxante.
 
 
A IMPORTÂNCIA DO ENTORNO
 
Seguindo em frente, urna mesa com tampo giratório e lugar para 16 pessoas estabeleceu um nicho especial da área de lazer, que faz a transição entre piscina e churrasqueira, além de ser uni dos locais preferidos para pequenas refeições e reuniões. Pudera! Também estão por ali, um ambiente com TV de plasma, lareira, sala de ginástica, sauna, banheiros, uns bares e o salão de festas, interligado por uma sala. A piscina pode ser observada de todos esses ambientes, e reina majestosa, seja durante o dia ou à noite, quando a iluminação entra em cena. As luzes foram dispostas de modo a dar destaque tanto aos elementos estruturais quanto às plantas.
 
Aliás, o jardim do entorno também contribui para tornar a área ainda mais deslumbrante. De autoria da própria Maria Luíza, o projeto paisagístico contempla espécies tropicais como helicônias, alpínias vermelhas e diferentes espécies de palmeiras. Mais uma vez, a funcionalidade alia-se à beleza no projeto da arquiteta. “Além de bonitas, essas plantas têm folhas grandes, o que facilita a limpeza da água”, revela. Atrás das espreguiçadeiras, a arquiteta dispôs perfumadas gardênias. Maria Luíza se diz muito contente com o trabalho concluído em 2003. “Reformas são sempre desafios, porque existem referências a serem seguidas”. Explica. “Os proprietários não só aprovaram o resultado, como são meus clientes até hoje”, comemora.
 
Camila Lucchesi 
Evans Nunes
 
Colaboração 
Projeto (cobertura): 
Arquiteto Hamilton Nery 
Sorocaba/SP (15) 9789-7910
 
Projeto (reforma da piscina: interiores e paisagismo): 
Arquiteta Mario Luíza Aceituno Carneiro 
Sorocaba/SP - (15) 3232-5356

COMPARTILHE:

Copyright © 2018 GENCO® | Todos Direitos Reservados

www.genco.com.br | www.gencopet.com.br | www.aquatrat.ind.br