MATÉRIAS

FIQUE POR DENTRO DO MUNDO DAS PISCINAS

Edição 29 - Edição Online




Trate bem sua piscina o ano todo


COM A APROXIMAÇÃO DO INVERNO, AS ATIVIDADES AO REDOR DA PISCINA VÃO DIMINUINDO GRADUALMENTE. POR ECONOMIA OU COMODIDADE, ALGUMAS PISCINAS SÃO ESVAZIADAS PARA HIBERNAR ENQUANTO OUTRAS SIMPLESMENTE SÃO ABANDONADAS CHEIAS DE ÁGUA E SEM NENHUM TRATAMENTO. O PROPRIETÁRIO CONSCIENTE DEVE PORTANTO PRECAVER-SE CONTRA PRATICAS DANOSAS AOS SEUS INTERESSES, MANTENDO A ÁGUA DE SUA PISCINA CLORADA AUTOMATICAMENTE 24 HORAS POR DIA. 
 
 
Mesmo que você não a utilize, sua piscina deve ser tratada também no inverno. 
 
Jamais esvazie sua piscina fora da temporada, pois as paredes e o fundo quando expostos as intempéries, sofrem repetidas contrações e expansões provocadas pela variação da temperatura. 
 
A queda da temperatura provoca a expansão do solo que circunda a piscina, o que se traduz em pressão sobre as suas pardes de fora para dentro. Essas pressões, exercidas dia após dia acabam por provocar rachaduras nas paredes e no fundo da piscina. 
 
A água sem tratamento, mesmo durante o inverno se deteriora pelo desenvolvimento de algas e bactérias, fungos etc., com resultados desagradáveis como mal cheiro, aparência repugnante, riscos para a saúde entre outros. 
 
A piscina não tem só a finalidade esportiva e recreativa. Ela também é um elemento decorativo que valoriza o imóvel. Se sua aparência não for cuidada, todas essas características positivas assumem valores negativos.
 
Basicamente, o tratamento da água e o mês mo realizado na temporada. 
 
Somente a frequência e as dosagens dos produtos utilizados serão bem menores. 
 
Se você prefere usar cloro granulado poderá escolher entre POOL-TRAT® Supercloro Granulado e GENCLOR – Granulado®
 
Em ambos os casos bastara colocar 1 vez por semana. 
 
Por outro lado, se preferir a conveniência de ter água clorada automaticamente por 1 semana ou ate meses com uma (mica aplicação, você deve utilizar GENCLOR – Tabletes®
 
GENCLOR® – Tabletes e utilizado nos cloradores flutuantes FLOTACLOR® para cloração contínua automática; e apresentado em embalagens de 1 e 2 kg para os tabletes de 12,5 g (tabletes normais) e em embalagens individuais de 125 g (tabletes gigantes T – 125) e 200 g (tabletes Gigantes T – 200). Todas estas versões são utilizadas nos cloradores flutuantes FLOTACLOR e FLOTACLOR II® que possuem dispositivos de regulagem para a dissolução lenta e controlada dos tabletes. 
 
Os cloradores flutuantes FLOTACLOR ROSA® (1 kg) e FLOTACLOR CISNE® (2 kg) são descartáveis e já vem carregados com GENCLOR TABLETES T-20® (tabletes de 20 g). A principal vantagem desses cloradores e que por virem carregados com os tabletes, você não precisa tocar no cloro. 
 
A regulagem desses cloradores se faz por cortes dos pinos laterais. Para o inverno abra furos bem pequenos e em menor quantidade (1 /3 do número recomendado para o verão) e assim você tera a água da piscina clorada por longo tempo. 
 
O FLOTACLOR CISNE® com 2 kg de tabletes pode clorar uma piscina de 60.000 litros por 3 meses seguidos, ou seja, durante todo o inverno. 
 
Outro detalhe importante e fazer o controle do pH da sua piscina. Esta tarefa pode ser reduzida através da estabilização do pH com pH CERTO®
 
Quando aplicado na dosagem correta, pH CERTO® mantém o pH inalterado por longo tempo, certamente por todo o inverno. 
 
Para saber a quantidade de pH CERTO®a utilizar, e necessário fazer um teste rápido da estabilidade do pH da água da piscina (utilizando-se o conjunto de testes ALCALITEST®). 
 
Além da cloração e controle do pH devemos fazer a remoção de folhas e objetos, assim como a aspiração do fundo e escovação das paredes. 
 
Continuarão sendo necessárias para manter o aspecto limpo e agradável da piscina. 
 
A filtração diária também deve ser mantida para promover a oxigenação da água, manter sua limpidez e homogeneizar a solução de cloro. 
 
A instalação de um “timer”, que liga e desliga a bomba do filtro todos os dias em horas predeterminadas, evitara um grande trabalho. 
 
Como se vê, o tratamento da água da piscina no inverno (e por que não o ano inteiro) pode ser bastante simples, econômico e praticamente automático. 
 
Seguindo estes conselhos teremos sempre uma piscina bonita e bem cuidada, pronta para um mergulho caso o tempo resolva permitir, e ainda evitaremos os problemas mencionados, que trazem mais dores de cabeça do que economia.

COMPARTILHE: