NOTÍCIAS

FIQUE POR DENTRO DO MUNDO DAS PISCINAS

Você conhece o burquíni?




 

Você conhece o burquíni?

Uma polêmica que ganhou o noticiário de vários países na semana passada levou ao conhecimento dos Ocidentais uma peça um tanto quanto diferente para nossa cultura: o burquíni.


Uma mulher de 35 anos foi impedida de usar uma piscina pública na cidade de Emerainville, a 30km de Paris, porque estava com o corpo todo vestido no burquíni: um traje de banho adequado aos costumes mulçumanos. Pelo fato de a peça vestir o corpo todo, Carole (o sobrenome não foi divulgado pela imprensa, a pedido dela) pediu autorização aos centros públicos franceses para utilizar seu traje nas aulas de natação que pretende cursar.

Porém, o professor de natação do centro público de Emerainville proibiu o uso da vestimenta. Carole pretende insistir na utilização da peça para assim poder se divertir nas piscinas francesas ao lado de seus filhos.

A polêmica é ingrediente a mais na polêmica em torno da liberdade de os mulçumanos circularem pela França utilizando roupas que atendam às regras de sua religião, principalmente a burqa, vestida pelas mulheres.

Como é? - O burquíni foi desenvolvido pela estilista libanesa Aheda Zanetti e ganhou o gosto das mulçumanas, por permitir a prática de esportes ou o banho de piscina ou de mar sem confrontar costumes.

Além disso, federações de diversas modalidades já pretendem adotar a novidade, inclusive competições internacionais. O Irã já anunciou que a peça deve ser usada na provável participação de uma delegação do país nos próximos jogos olímpicos.

A peça é composta por uma calça, uma espécie de véu e uma blusa de manga cumprida, que apenas deixam os rostos descobertos. A peça é feita em poliéster. Fabricantes e lojas como a Ahiida e a Bodykini garantem que o produto não retém água e é de fácil secagem.

Foto: Divulgação / Modest Bodykini Sportswear - www.bodykini.com