NOTÍCIAS

FIQUE POR DENTRO DO MUNDO DAS PISCINAS

Como é bom flutuar!




 

Como é bom flutuar! 

Uma das coisas mais gostosas de se fazer numa piscina é flutuar, deixar o corpo seguir o embalo da água e ficar sem pensar em nada. Pouca gente sabe que o simples ato de deixar o corpo relaxado na água é mais que uma brincadeira, também proporciona diversos benefícios para a saúde física e psicológica.


Por isso, algumas academias inseriram a flutuação em aulas de hidroginástica e de natação. É o caso da Bio Ritmo. “A técnica é utilizada tanto na realização dos exercícios durante a aula para fortalecimento muscular e resistência, como no final da aula para a volta à calma”, explica a professora Simone Gomes.

Já na Reebok, a flutuação é uma das bases das aulas específicas de relaxamento na água, como watsu e ai-chi. “As propriedades físicas da água proporcionam um relaxamento profundo e uma forma de soltura da musculatura que não seria possível fora do meio líquido”, explica o professor Daniel Mussi. É tão relaxante, que o professor conta que há alunos que dormem em plena piscina.

Mas tudo isso depende do ambiente e do instrutor. “É necessário que a água esteja numa temperatura adequada (por volta de 32ºC) e que o instrutor seja bem capacitado”, orienta Daniel.

A técnica é ainda um meio para alinhar a postura, melhorar a flexibilidade, diminuir dores, inchaços e tensões musculares e, claro, aliviar o estresse. “Além de contribuir para uma melhor qualidade de vida devido à melhora do sono, da ansiedade e do estado de humor”, enfatiza Simone. Flutuar é uma forma de equilibrar corpo e mente, em resumo.